As linhas ying-yang e os trigramas
|
|
|
|
Nos símbolos do I Ching com três linhas – trigramas – e nos símbolos com seis linhas – hexagramas – , as linhas inteiras, , simbolizam as qualidades do chamado princípio yang, ou seja, o ativo,
o positivo, o céu, o homem, o luminoso, o quente, o firme. As linhas interrompidas, , simbolizam o princípio yin, cujos atributos são: receptivo, negativo,
terra, mulher, sombrio, frio, maleável. |
|
Tal como aparece descrito no Gênesis da tradição judaico-cristã, em que o Criador separa o céu da terra e reune as águas numa só massa, a criação
se faz por um processo de polarização, ou seja, a partir da separação
das energias adormecidas no Caos primordial. E toda manifestação se processa
mediante a dança ou luta infindável entre as duas polaridades – yang e yin, positiva e negativa, masculina e feminina, diurna e noturna,
e assim por diante. |
|
|
|
Tai Chi |
|
|
Esse
jogo de forças está representado no conhecido símbolo chinês do Tai Chi, no qual
a parte branca simboliza a força criativa, masculina, ativa, yang,
e a parte negra a força receptiva, feminina, passiva, yin. Os dois
pequenos pontos de cor oposta, na porção mais larga de cada metade, revelam que
a intensificação máxima de um pólo já traz o germe da forma oposta complementar.
Nada permanece estático no mundo da manifestação. Quando uma qualidade se intensifica,
ela tende a se transformar (ou se mover) em direção à qualidade oposta, gerando
a eterna dança das polaridades. |
|
Tal situação de intensidade que gera a mutação para a qualidade oposta é representada,
no caso do I Ching, pelas linhas móveis ou linhas em mutação. Estas
podem ser tanto yin quanto yang. Uma linha yang móvel é representada por , e uma linha
yin móvel por . |
|
|
|
As duas forças primordiais do universo – o yang e o yin – estão sempre presentes,
em proporções variáveis, em todas as coisas existentes. Qualquer fenômeno ou acontecimento
contém essa polaridade fundamental, que vai se modificando no tempo e no espaço.
A própria vida resulta do jogo dessas forças em permanente processo de transformação. |
|
Os santos sábios primordiais compreendiam as leis da
transmutação que atuam igualmente no céu, na terra e no homem. É por
isso que podiam prever os acontecimentos e agir de modo adequado, no
momento oportuno. Eles são exemplos e modelos para o nosso esforço
evolutivo. |
|
Os oito trigramas |
|
Se combinarmos as linhas inteiras e partidas em
conjuntos de três, obteremos oito diferentes arranjos. Cada um deles é
denominado trigrama. |
|
Os oito trigramas – os símbolos formados por
três linhas – são os componentes básicos dos hexagramas. É a partir de
seus atributos que se deduzem o sentido e os diferentes significados de
cada um dos 64 hexagramas. |
|
Os trigramas também são estudados em si, e
não apenas para traduzir o conteúdo dos hexagramas. Os mestres chineses
são hábeis para traduzir os ciclos coletivos e individuais, bem como
deduzir a conduta oportuna a partir das diferentes distribuições
circulares dos oito trigramas. |
|
O arranjo ao lado é denominado de Ordem do
Céu Posterior, que indica o ciclo de fenômenos tal como podem ser
observados na natureza. |
|
|
|
|
|
|
Nomes e exemplos de atributos dos trigramas
|
|
|
|
|
|
|
Céu. Criador, forte. É espacial, invisível e ilimitado.
Representa o pai. Parte do corpo: cabeça. Símbolo animal: cavalo. |
|
Terra. Receptivo, maleável, dedicado. É formal, visível e limitado.
Representa a mãe. Parte do corpo: ventre. Animal: vaca. |
|
Montanha. Quietude. É o concreto, o sólido e a acumulação sólida.
Representa o filho mais novo. Parte do corpo: mão. Animal: cão. |
|
Lago. Alegria, jovialidade. É a incógnita, a acumulação líquida.
Representa a filha mais nova. Parte do corpo: boca. Animal: carneiro. |
|
Trovão. O que desperta e movimenta. Desperta o mundo interior.
Representa o filho mais velho. Parte do corpo: pé. Animal: dragão. |
|
Vento. Madeira, suave, penetrante. Desperta o movimento exterior.
Representa a filha mais velha. Parte do corpo: coxa. Animal: galo. |
|
Fogo. Sol. Luminoso, aderente. É o impulso ascendente.
Representa a filha do meio. Parte do corpo: olho. Animal: faisão. |
|
Água. Nuvens, abismo, perigo. É o impulso descendente.
Representa o filho do meio. Parte do corpo: ouvido. Animal: porco. |
|
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário